Serviço de Atendimento Melcon

Farmacovigilância

samA Melcon possui compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de seus medicamentos. Relate o evento adverso ocorrido com o uso dos nossos medicamentos.

 

Dúvidas Frequentes sobre Farmacovigilância:

O que é evento adverso?

Qualquer ocorrência médica indesejável que ocorra a um paciente durante tratamento com um medicamento, mas que não tenha necessariamente uma relação causal com este tratamento. Um evento adverso pode ser considerado como uma suspeita de reação adversa a um medicamento.

O que é reação adversa?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, reação adversa é qualquer resposta a um medicamento que seja prejudicial, não intencional e que ocorra em doses normalmente utilizadas no ser humano para profilaxia, diagnóstico, ou tratamento de doença, ou para modificação de uma função fisiológica.

O que devo relatar?

Qualquer suspeita de reação adversa ou falha terapêutica com os produtos Melcon, e outros eventos como ingestão acidental, uso incorreto, abuso, intoxicação, interação medicamentosa ou exposição durante a gestação, ainda que não associados à ocorrência de sintomas relacionados. Portanto, é importante notificar os eventos adversos, ainda que não se tenha certeza da relação causal com o medicamento suspeito.

Como relatar?

Tanto os usuários de medicamentos como os profissionais de saúde podem relatar um evento adverso. Deverá preencher o formulário de suspeita de reação adversa, presente em nossa página na área exclusiva para profissionais de saúde, com o máximo de informações sobre o caso. Não é necessário que você saiba todos os dados. O importante é ter a maior quantidade de informações possíveis para poder ser avaliado adequadamente, estabelecendo a relação de causalidade com o uso do medicamento.

 

SAM